Palacete

A HISTÓRIA DO PALACETE SANTO MENEGHETTI

O Palacete Santo Meneghetti, popularmete conhecido como Palacinho, foi concebido pelo Engº italiano Armando Boni em 1926, e mandado construir pelo sr. Santo Meneghetti, comerciante bem sucedido na época, para receber o genro de Benito Mussolini, Conde Galeazzo Ciano que no período estava em viagem pela América Latina e tinha marcado uma escala na Capital Gaúcha. Atualmente o local é destinado à residência do Vice-Governador, Dr. Jorge Alberto Duarte Grill, mas como estrutura de gabinete, não como moradia, e agora também ao gabinete da Primeira-Dama, Dra. Sandra Genro.
A mansão, situada na Avenida Cristovão Colombo, 300 - bairro Floresta, foi vendida ao Governo Gaúcho em 1954 e passou a ser residência oficial dos Vice-Governadores em 1971. Utilizaram o Palacinho os Vice-Governadores abaixo relacionados, nos respectivos períodos: 1971 a 1975 - Dr. Edmar Fetter (Gov. Euclides Triches) 1976 a 1979 - Dr. Amaral de Souza (Gov. Sinval Guazzelli) 1980 a 1983 - Dr. Otávio Germano (Gov. Amaral de Souza) 1984 a 1987 - Dr. Cláudio Strassburger (Gov. Jair Soares) 1988 a 1991 - Dr. Sinval Guazzelli (Gov. Pedro Simon) 1992 a 1994 - Dr. João Gilberto Lucas Coelho (Gov. Alceu Collares) 1995 a 1998 - Dr. Vicente Bogo (Gov. Antonio Britto) 1999 a 2002 - Dr. Miguel Rossetto (Gov. Olívio Dutra) 2003 a 2006 - Dr. Antonio Carlos Hohlfeldt (Gov. Germano Rigotto) 2007 a 2010 - Dr. Paulo Afonso Girardi Feijó (Gov. Yeda Crusius) 2011 a 2014 - Dr. Jorge Alberto Duarte Grill (Gov. Tarso Genro) O prédio pode ser considerado como arquitetura eclética, com alguns elementos de simetria e estrutura neoclássica. Suas fachadas apresentam elementos que a destacam na paisagem urbana. O interior apresenta o saguão com espaço nobre, escadaria com estatuária e piso de mármore , vitrais, pintura e elementos decorativos que lhes confere originalidade. O piso do saguão e a circulação do segundo pavimento é em ladrilho hidráulico, possivelmente da época da construção e as esquadrias em madeira, também apresentam desenho original. A sala de reuniões apresenta lareira com pilastras e friso ornamental.
Nas paredes e teto, decoração com predomínio de figuras geométricas. Na circulação principal do primeiro pavimento, o teto apresenta pinturas e elementos em estilo Art-Deco que o valorizam. A edificação tem importância histórica e já foi destinada a diferentes usos, como residência particular, sede da Administração Pública e residência oficial do Vice-Governador. Já faz parte da memória histórica da Cidade, sendo popularmente chamado como "Palacinho". A construção datada de 1926, lhe confere valor de antigüidade por se tratar de imóvel localizado em assentamento urbano de "meia idade", em aligeirado processo de transformação, como se pode definir Porto Alegre.

RESTAURAÇÃO DO PALACINHO

Em 10 de fevereiro de 2003 foi aberto processo 000001-08.02/03-7 do Gabinete do Vice-Governador que trata da restauração do "Palacinho". Sendo o prédio considerado Patrimônio Histórico, tombado em 28/12/1996, o Vice-Governador resolveu dar andamento ao processo de revitalização do mesmo, encaminhando ao Governo do Estado solicitação para que fosse designada uma Comissão que iria elaborar a forma de procedimento para a efetivação do restauro.
Outrossim o Governador assinou o Decreto nº 42.208 de 09/04/2003 instituindo esta Comissão. No dia 14/04/2003 esta Comissão se reuniu e discutiu métodos para trabalhar, inicialmente contemplando o inciso III do parágrafo 2º do Decreto supra mencionado, que trata da elaboração imediata de um calendário de eventos culturais a ser apresentado nas dependências do Palácio. Posteriormente foram designadas tarefas aos seus membros para que fossem esclarecidas as formas legais para a criação de uma Associação de Amigos do Palacinho que trataria da reforma estrutural do prédio. Esta Comissão Técnica de Revitalização do Palácio do Vice-Governador irá se reunir de forma periódica para agilizar a tarefa que a eles foi designada.